sábado, 1 de janeiro de 2011

MULHER BRASILEIRA EM PRIMEIRO LUGAR

por Lucas Coutinho



(Desenho Dilma Rousseff:  Carlos Latuff / Arte: Lucas Coutinho)


Agora sim! A letra do Benito di Paula hoje, 01º de Janeiro de 2011, pode ser cantada sem nenhum medo de ser feliz. Diversos chefes de estado, milhares de populares no local e milhões de Brasileiros na TV tem a oportunidade de ver uma mulher no comando da República Federativa do Brasil. Independente de qualquer ideologia política que seja a sua é preciso entender que por diversos pontos de vista o acontecimento de hoje é um marco na história do Brasil.

Acima vocês vêm diversas mulheres que contribuíram de alguma forma para cultura de nosso povo. É quase impossível alguém reconhecer todos esses rostos (confesso que não conhecia alguns nomes), mas fiquei feliz ao fazer essa pesquisa por ver que tantas mulheres, mesmo em períodos em que elas não tinham voz alguma, conseguiram ir além e contribuíram para a história desse pais. Dentre diversas mulheres anônimas que certamente foram fundamentais na nossa história temos: Catarina Paraguaçu, Leila Diniz, Cecília Meireles, Fernanda Montenegro, Marta, Hebe, Zuzu Angel, Maria Lenk, Luiza Mahin, Chiquinha Gonzaga, Pagu, Anita Garibaldi, Ivete Sangalo, Tarsila do Amaral, Irmã Dulce, Maria da Penha e Zilda Arns(ufa!). Essas na imagem, porque não me canso de lembrar, dentre outras, de mulheres como Joana Angélica e Maria Quitéria, que foram fundamentais na independência da Bahia. Quando sobrar um tempo, garanto que vale apena ler um pouco sobre algumas delas que talvez você não conheça.

Então você pensa qual a relação de todas essas mulheres com a posse de Dilma?? O acontecimento de hoje é o fechamento de um ciclo. Os passos que nossa sociedade deu graças à competência de mulheres como estas propicia que hoje uma mulher chegue ao parlatório e receba a faixa presidencial. Além do mais é a prova de que nossa sociedade está se modernizando e quebra valores arcaicos que não devem existir.  

Por fim, repito, independente de qualquer ideologia política, hoje devemos pensar no melhor para o Brasil, a democracia decidiu por uma mulher, por Dilma, vamos deixar ela respirar e buscar o melhor para o nosso país. Nos próximos quatro anos podemos pensar em outubro de 2014 e ver se ela será novamente opção da nação. Ao contrário dos parlamentares que se dividem em governo e oposição, nós cidadãos devemos nos unir em prol do melhor pro Brasil, afinal independente de 'bairrismo', o BRASIL é local que todos nós vivemos!

Boa Sorte para a Dilma e Estaremos Opinando! FELIZ 2011!

COMENTE SOBRE O TEXTO CLICANDO EM COMENTÁRIOS ABAIXO E 
SIGA O BLOG!

Nenhum comentário: