segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MUROS QUE NÃO CAÍRAM

por Lucas Coutinho

09 de Novembro de 1989, nesse dia o muro mais famoso do século XX era derrubado após a Alemanha Oriental abrir suas fronteiras. Dia histórico: pessoas se reencontravam após 28 anos, conhecem uma parte desconhecida de sua própria cidade, retornam a locais marcantes e mudam aos poucos suas vidas. Imagens que para sempre iram marcar a história. Não era um simples muro, era a ausência de possibilidade de mudança de vida (principalmente para quem vivia do lado socialista). As pessoas ao derrubarem o muro derrubavam também a opressão e a tirania. Surgiram novas possibilidades para essas pessoas e ao que parece, ao longo dos anos, houve uma boa integração entre pessoas dos dois lados. Relatos contam que bares do lado ocidental no momento da queda serviam tudo de graça para pessoas do lado oriental como forma de dar boas vindas.

Só que a Alemanha é uma excessão. A cada dia surgem novos muros no mundo separando realidades diferentes. Podemos citar como exemplo a fronteira dos Estados Unidos com o México, que a todo momento tenta ser furada. O muro da Cisjordânia, que separa esse país de Israel, por conta de tantos conflitos, e os “muros da vergonha” espalhados em todo nosso pais e que dispensam apresentações, eles são um fiel retrato de nossa nação, uma enorme segregação entre ricos e pobres.

Isso sem contar com os muros virtuais. Aqueles que existem e que geralmente não vemos ou não nos damos conta de que seja um muro. Exemplos? Até mil, mas tem um que puxa quase todos. Dinheiro. Graças a ele nem todos não tem acesso a informação de qualidade (sem ser a mastigada e sensacionalista), oportunidade de emprego e qualificação, condição de ter uma alimentação de qualidade, saúde, qualidade de vida, segurança, enfim tudo aquilo que se promete em toda eleição.

O dicionário do Dr. Google tem a seguinte definição de muro: “Um muro é uma estrutura sólida utilizada para separar ou proteger qualquer recinto.” Não deixa de ser verdade, mas acho (e você provavelmente concorda) que muro não é simplesmente isso.  Criei minha definição de muro, será que você concorda? Segue:


"Um muro é uma estrutura sólida ou virtual, capaz de separar objetos, locais, vidas e classes sociais. Pode ser o que separa crianças ricas e pobres, o patrão e o empregado, a realidade e o sonho. Seu principal sinônimo é diferença de oportunidade. Alguns tentam destroçá-los, e com empenho por diversas vezes conseguem quebrar partes de muros. Porém para que esses muros caiam é preciso o empenho de muita gente, especialmente aqueles que tem o poder de mudança nada mãos. Empenho quase insistente."

Independente de que lado do muro você esteja existe algo chamado motivação, para isso não existe muro algum, se você deseja derrubar esses muros com ações simples de seu dia-dia pode contribuir para isso. 

CLIQUE EM COMENTAR E DIGA SE CONCORDA COM A DEFINIÇÃO DE MURO, DIGA A SUA OU ACRESCENTE! SIGA O BLOG! ABRAÇOS!

Nenhum comentário: