sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FALTAM OITO PONTOS


Em 2010, o cenário do futebol baiano vivia dois momentos bem distintos. Enquanto a torcida do Bahia reencontrava a alegria com a subida do time para a primeira divisão, a do Vitória chorava e não acreditava no rebaixamento do clube. Mais uma vez, Bahia e Vitória não estariam em um mesmo campeonato a nível nacional.

No ano seguinte, chegado o mês de dezembro mais uma sentença era dada. Nada muda, o Esporte Clube Bahia permanece na primeira e o rubro-negro baiano na segundona. Será que as trajetórias vividas pelos dois clubes em 2012 culminará nas duas equipes em um mesmo campeonato no ano de 2013? Vejamos a situação rubro-negra, a tricolor fica para uma próxima oportunidade. 

Dois mil e doze parecia não começar bem para o Vitória. Mais um ano na série B e o seu maior rival, o Bahia, conquistou sobre o time rubro-negro o campeonato baiano depois de um jejum de 11 anos sem títulos. O melhor que o clube tinha no momento era apenas Neto Baiano e sua artilharia afiada.

Passado a derrota para o tricolor na final do baianão 2012, o Vitória tentou se recompor e pensar na Copa do Brasil e principalmente no Brasileiro da série B. Após a eliminação na Copa do Brasil, o foco virou e se intensificou para o principal objetivo do clube no ano: O ACESSO À SÉRIE A.

Timidamente o torcedor rubro-negro começou sua campanha de apoio ao clube nos primeiros jogos. Falo isso inicialmente, porque sem dúvida alguma a torcida do Vitória agora tem se tornado uma grande aliada do time nas partidas no Estádio do Barradão. Com a melhor média de público da série B, 15 057 torcedores por jogo, e com os três maiores públicos registrados no campeonato, o torcedor rubro negro tem sido o camisa 12 que o Vitória precisa.

O apoio recebido das arquibancadas tem se refletido dentro de campo. Dos 13 jogos disputados em casa, o Leão ganhou 10, empatou dois e perdeu apenas uma partida. É nítido o compromisso assumido pela torcida do Vitória em apoiar o time para o seu retorno a elite do futebol brasileiro. O comprometimento do torcedor rubro-negro tem sido de fato um diferencial. Além é claro, do empenho dos atletas da Toca do Leão, que tem demonstrado união, futebol e garra para que o objetivo do clube em 2012 se concretize.

O Leão da Barra anda tão bem com a tabela do campeonato, que estando em primeiro lugar com 57 pontos dos 78 disputados e a 11 do quinto colocado, até já pensa em título. E é óbvio que esse assunto anda circulando pela Toca, porque o Vitória tem um percentual para a conquista do título muito animador, cerca de 60% de chances, contra apenas 15% do vice-líder Criciúma. 

A subida do Vitória para a série A, caso concretizada, será um ótimo acontecimento para o futebol baiano. E ficará ainda melhor se o Bahia permanecer também na elite do futebol. Os torcedores dos dois times merecem isso, principalmente depois desses anos conturbados para a dupla Ba-Vi, cheios de altos e baixos e que ele, o torcedor, o fanático, nunca abandonou o seu clube. 

Além do que, Vitória e Bahia estando na primeira divisão, a visibilidade nacional sofrerá um boa melhora. O QUE DE FATO SERIA O MELHOR DE SE VER EM 2013, ENTÃO? Um belo Ba-Vi de primeira, na série A do campeonato brasileiro. Boa sorte ao Vitória, a cada dia mais ele tem provado que esses 96% de chance de subir está ficando perto do download completo. Acreditem rubro-negros, os 100% da missão do time está logo ali. FALTAM 8 PONTOS PARA O ACESSO.

CUTUCADA TRICOLOR

Por outro lado, a torcida do rival que não poderia perder a piada, questiona que se caso o time rubro-negro vença o campeonato e se sagre campeão, vai bordar na camisa uma estrela ou não. E ainda mais, se for bordar, DE QUE COR A ESTRELA SERÁ, DOURADA OU PRATEADA?

P.S.: Não se preocupem, no dia de análise do Bahia também terá a CUTUCADA RUBRO-NEGRA. ;)

2 comentários:

Paulo Leandro disse...

Curti a seção Cutucada porque protegeu bem a crônica, ao fazer a diferenciação, e ao mesmo tempo, deu um molhinho que é indispensável no ambiente esportivo. No texto, a cronista conseguiu fixar-se na 'realidade', ao amparar-se em informações seguras e escrever um texto justo (dike)para o leitor rubro-negro. Já na Cutucada, a autora colhe no ambiente da arquibancada uma provocação do ponto de vista do rival. No caminho do Sumo Bem, rumo à harmonia e ao equilíbrio, esperamos a aplicação da dike, no texto de volta, conforme prometido, quando minha cronista esportiva favorita atualmente escrever sobre a campanha do Esporte Clube Bahia. Vou publicar o link no grupo Resenha Rubro-negra, elite pensante formada por torcedores do Nego, e te passo o efeito na forma dos comentários. P.S.: observe como a dike gera sofia (conhecimento)e vem associada a sofrosine (serenidade) e andreia (dever). Isso é ética aplicada à crônica esportiva. Parabéns!

Liliane Sena disse...

Professor, muito obrigado. Venho tentando aplicar nos meus textos os conhecimentos adquiridos em sala. Fico feliz por suas palavras. Me informe mesmo o efeito do texto. ;)