quinta-feira, 6 de setembro de 2012

POLÍTICA SE DISCUTE SIM!



Em mais uma manhã, depois de esperar impacientemente por mais de uma hora no ponto, embarquei no mesmo ônibus, que me leva todos os dias de casa até a faculdade. Dentro do transporte, ouvi uma breve discussão entre dois jovens sobre em quem cada um votaria pra prefeito no próximo mês. O que mais me deixou perplexo naquela conversa foi o que um deles falou antes de desembarcar: “é melhor encerrar o assunto, política não se discute.” Ao ouvir aquilo, encontrei o tema para o meu texto, mas confesso que estourei minha cota diária de paciência logo no inicio do dia. Como assim não se discute política?           

A política está presente na nossa rotina muito mais do que pensamos. Um bom exemplo é o trabalhador assalariado que no inicio do mês, depois de receber a sua remuneração, vai de mercado em mercado, fazendo pesquisa de preço para comprar o produto mais em conta sem perda de qualidade. Ele está muito mais do que poupando, está discutindo política, da forma mais natural. Esse conceito passa também pela arte de saber poupar, administrar, procurar o que nos seja melhor rentavelmente.                                                                                     

De cara você pode até questionar a relação entre pesquisar um produto mais barato e a política, mas acredite, tem tudo a ver. Assim como pechinchamos na quitanda, ou pesquisamos aquele material de limpeza mais barato, temos condições de pesquisar os políticos  mais em conta para os nossos bolsos ao final de quatro anos.

Define-se a política como a arte de governar, o uso do poder em defesa de ações sociais. Já que ela é tão fundamental à vida social, então é importante essa discussão, debatendo, estamos contestando as ações de quem nos representa, aprendemos a reivindicar nossos direitos. Discutir política é mais do que necessário, a troca de idéias faz a população ficar vigilante em relação às ameaças que surgem a cada nova eleição. Por uma sociedade sadia, é fundamental que estejamos prontos para debater sobre a importância da reflexão política. É a formula para se evitar que espertalhões e irresponsáveis cheguem ao poder.

Uma prova disso é que, segundo o BAD, Banco Africano de Desenvolvimento, 03 dos 30 países no mundo que mais melhoraram em termos de governo econômico nos ultimas anos, foram do continente africano, Ruanda, Cabo Verde e Zâmbia. Não por coincidência, em todo o continente, foram os que mais investiram em educação política.

Já que muitos entendem que esse é um assunto que não se discute, o nosso país terá que tolerar escândalos como o mensalão e acompanhar a abertura quase que mensal de novas CPIs, impedindo que os louros do titulo de sexta economia do mundo, cheguem a população.                                                                
                                                                       
Por mais que a política desperte instintos quase primitivos durante uma conversa, esse debate vale a pena, a discussão causa uma investigação da verdade. É vital pensar e agir politicamente, participar e debater, pois quem não gosta do tema é dominado por quem gosta. Através de um amplo debate e educação, empreende-se a construção de um país bem melhor para todos.

Nenhum comentário: