sexta-feira, 7 de setembro de 2012

#SELIGAJOVEM


Fugir de comparações. Esse será o meu objetivo. Ou pelo menos tentarei. Não quero ficar discutindo semelhanças e diferenças de jovens da época dos caras pintadas com os atuais. Muito pelo contrário, vou expressar o que talvez não seja uma opinião só minha. Por que será que dizem que os jovens não se interessam por política? Possivelmente pelo simples fato de não a conhecer.

Ninguém se preocupa em desde muito cedo ensinar aos mais novos o que é a política, o que acontece nela ou como agir e lidar com os assuntos que fazem parte desse ‘mundo’. Apenas querem que, literalmente do nada, surja uma consciência sem o mínimo de ideais.

Sim, para mim um posicionamento político precisa de ideais. Eles estão ligados diretamente à ética pela sua tendência de determinar o grau de quão verdadeiras e sinceras as pessoas podem ser. E convenhamos, pelo menos na teoria, ética deveria ser uma palavra de ordem na política.

Mas, como não há tempo a perder e o momento de escolher quem representará o município em que cada um vivemos se aproxima, gostaria de falar em um papo direto e sem muitas frescuras com os jovens. Eles, que assim como eu, uma estudante de 19 anos, têm o papel de escolher pessoas que durante quatro anos terão a função de buscar fazer o melhor pelo povo de sua terra.

Eleição é coisa séria. Não é hora de se vender. Somos os jovens da era da internet, então por que não usá-la como ferramenta de difusão de ideias e conscientização política? Vamos viver de acordo com o nosso tempo. O grande dia está próximo. Sete de outubro é logo ali. São centenas de opções. Milhares de promessas. É hora de dedicar um pouco do nosso tempo para escolher de forma sensata e cívica os representantes dos nossos municípios.

Acorda, jovem! Se liga, eleitor! Uma eleição significa o reflexo dos quatro anos seguintes. São muitas coisas em jogo. Não é momento de marcar bobeira. É chegada a hora de vestir a camisa e ser sério. Entrar em campo e partir pra cima. É o momento de ser um eleitor consciente com as suas escolhas. É hora de vislumbrar o futuro e pensar em uma sociedade cada vez melhor.

Que o espírito de independência desse 7 de Setembro nos faça buscar o nosso próprio entendimento de política, para que não nos decepcionemos com as nossas escolhas futuramente. Que o grito de liberdade ecoe e nos dê a impulsão de procurar e estudar as propostas dos candidatos à espera do nosso voto. Não desperdicemos esse nosso exercício de democracia.

Nenhum comentário: