terça-feira, 2 de outubro de 2012

AINDA NÃO É ESSA ESTRELA

O Vitória faz uma bela campanha no Campeonato Brasileiro da Série B 2012. O time ocupa a liderança com 57 pontos em 27 jogos e saiu vitorioso em 17 confrontos, com uma média de aproveitamento de 70%. Já está com um pé na Série A. Mas além da ascensão, o rubro-negro mira no título do campeonato. E essa possibilidade, faz com uma parte dos comentaristas esportivos discutam se vale a pena ou não colocar uma estrela na camisa simbolizando essa conquista.

A obsessão pela estrela na camisa é pautada pela rivalidade com o Bahia. O Tricolor de Aço carrega duas estrelas simbolizando as conquistas da Taça Brasil em 1959 e o Campeonato Brasileiro de 1988. Somente um adendo para o primeiro título nacional do Bahia, a Confederação Brasileira de Futebol reconheceu, em dezembro de 2010, o título da Taça Brasil como Campeonato Brasileiro, para todos os times que a conquistaram. Voltando ao assunto, cogita-se colocar uma estrela no escudo do Vitória, caso o time levante a taça da segunda divisão do Brasileiro neste ano. Bom, o próprio nome do campeonato já diz tudo, Série B, segunda divisão. Não é com uma estrela dessa que os torcedores rubro-negros vão poder mandar a torcida do Bahia calar a boca.

Durante 23 anos, a torcida do Internacional de Porto Alegre teve que ouvir as gozações de sem título da Libertadores e do Mundial, da torcida do Grêmio, que conquistou esses torneios em 1983 e 1995. Em 2006, o time conquistou o torneio continental e intercontinental, mas continuaram a ouvir, por causa da quantidade, já que o Grêmio tinha dois títulos da Libertadores, conquistados em 1983 e 1995 e um Mundial em 1983. Até que a disputa foi igualada em 2010, quando o colorado levantou o seu bicampeonato continental. Hoje a torcida gremista não tem muito o que falar de passado com os colorados, apenas as posições dos dois times no Brasileirão desse ano.

A mesma coisa acontece em São Paulo. O Corinthians era o único time grande do estado que não tinha uma Libertadores no currículo. E as gozações de que corintiano não tinha passaporte rolavam solta, além de dizerem que corintiano comemora a conquista do torneio continental gritando de alegria, chorando de emoção, salvando no memory card e desligando o Playstation. Até que o Timão conquistou o seu título neste ano e acabaram os anos de gozação.

No Paraná, o Coritiba conquistou o brasileirão pela primeira vez em 1985. O rival Atlético-PR conquistou o seu em 2001. O rubro-negro paranaense construiu um belo e moderno estádio, a Arena da Baixada. O Coxa, apelido do Coritiba, ficou com inveja e modernizou o seu também. Nesse estado, a rivalidade de um fez o outro crescer para conquistar o seu e igualar as coisas. 

Não vou me estender muito, mas fico com esses três exemplos pra dizer que sou contra o Vitória colocar uma estrela no peito pela conquista da Série B. O que o rubro-negro baiano tem que fazer é subir para a primeira divisão e trabalhar para conquistar os seus títulos brasileiros. É pensando como um clube grande, que o Leão vai um dia colocar as duas estrelas no peito. E os seus torcedores vão poder parar de responder aos tricolores que quem vive de passado é museu, pois título é uma coisa que entra para a história.

Nenhum comentário: