segunda-feira, 22 de outubro de 2012

COMO ASSIM ANIMAIS IRRACIONAIS?



Quem nunca ouviu o conto do beija-flor que tentava apagar um incêndio com a pouca água que carregava na boca, mas que fazia sua parte? Aquela é uma simples história, mas que reflete as ações de solidariedade, compaixão e coragem dos animais. A propósito, quem terá sido o tonto que disse que os animais são irracionais? Isso é uma afirmação tão absurda, que chama-lo de “anta” ou “burro” seria uma ofensa aos pobres bichos.


Quantas notícias sobre atitudes surpreendentes de animais já não assistimos?  De seu cuidado incondicional com os filhotes e da sua sagacidade ao fazer valer a cadeia alimentar. Isso sem falar quando eles ficam uma “arara” por não terem seus desejos atendidos. Enquanto isso, nós humanos, geramos tantos casos de preconceito, ao contrário dos animais, que sabem conviver em harmonia com outras espécies, desde que não exista a necessidade de comê-los.

Além de sua ajuda para com animais de outras espécies, eles são fundamentais para nós humanos. Os cachorros, por exemplo, de alegrarem nossos lares, contribuem para nossa sociedade em duas funções importantíssimas. A primeira, como cães-guia, onde eles passam por um treinamento que dura mais de um ano e são os olhos de pessoas com deficiência visual. A segunda, ao ajudarem os bombeiros e serem decisivos em resgates de desaparecidos em desastres. Novamente, as vidas desses animais são dedicadas a isto, uma vez que eles são selecionados ainda filhotes, são treinados por dois anos e servem as corporações, até quando se aposentam e são doados, muitas vezes aos bombeiros que os adestraram.

Me assusta ver notícias de agressões a animais. É tão simples, se não gosta de bicho, não compra, mas ter para agredir? Alias, o mundo anda tão louco, são tantas notícias de pessoas que surtam e acabam fazendo besteira, creio se seguíssemos a simplicidade e lealdade dos animais o mundo seria muito melhor. Portanto a mensagem de hoje é simples: Façamos como os animais, sejamos mais atentos e gentis com o próximo. Assim como conta a tal história do beija-flor, é questão de cada um fazer sua parte.

Para concluir, selecionei um vídeo que prova, de uma vez por todas, que de irracionais eles não tem nada:

Nenhum comentário: