quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MÊS COR-DE-ROSA


Outubro. 31 dias. Décimo mês do calendário. Os brasileiros comemoram o dia das crianças, o dia do professor. Os católicos homenageiam Nossa Senhora Aparecida e as bruxas comemoram o Solstício de Inverno. E nesse mês, o mundo todo pinta-se de rosa, não para comemorar, mas para alertar, principalmente as mulheres, sobre um assunto importante.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo, atrás apenas do câncer de pele que é o mais recorrente. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, e o INCA acredita que isso acontece porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Quando diagnosticada no início são maiores as chances de cura.

O movimento Outubro Rosa, que surgiu nos Estados Unidos na década de 90, atualmente recebe atenção em todo o mundo e tem a intenção de conscientizar e combater o câncer de mama. E, justamente, alertar as mulheres sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce para esse tipo de câncer.

Israildes Maria, que teve câncer de mama na década de 80, conta que, na época em que constatou sua doença, não eram comuns campanhas que falassem sobre o assunto.  Ela conta que passou a observar seu corpo e a se tocar depois que uma mulher que ela conhecia morreu com essa doença. “Como não existiam muitas campanhas de prevenção nessa época, se não fosse o caso dessa conhecida, eu não teria descoberto o câncer enquanto ainda estava no início”, disse a baiana.

Mesmo tendo descoberto a doença precocemente, ela foi informada por sua médica que teria que fazer a cirurgia de remoção do seio. “Foi horrível, eu não queria aceitar. Mas a médica me convenceu a fazer a cirurgia e hoje, graças a Deus, fazem 32 anos que eu estou curada”, lembra Israildes, que fez a cirurgia e seu tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). O exemplo dela mostra como as campanhas contra o câncer de mama são importantes.

E para permitir que mais mulheres possam começar a tratar a doença o quanto antes, o Ministério da Saúde, em parceria com o INCA, abraçou a causa cor-de-rosa e lançou a campanha que tem como tema “Cuidar da Sua Saúde é um Gesto de Amor à Vida. Olhe e Sinta o Que é Normal e o Que Não É em Suas Mamas”.

Engajada na campanha, a atriz Zezé Motta é quem aparecerá na TV falando sobre a necessidade do exame de mamografia. Entre 2011 e 2012, o Ministério da Saúde informou que, houve um aumento de 16% na quantidade de exames feitos, e a intenção é que com a campanha esse número aumente ainda mais.

Não basta admirar os monumentos, como o Elevador Lacerda, que nesse mês apresentarão uma cor especial. Tem que se tocar. Se tocar de que essa doença está mais próxima do que se imagina, e de que as mulheres devem tocar seu corpo e, caso encontrem algo de diferente, procurar logo um médico. Porque como diz a campanha “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”.




Nenhum comentário: