quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PROJETO DE LEI LIMITA NÚMERO DE ALUNOS POR SALA


Salas de aulas abarrotadas são uma das reclamações freqüentes de pais, professores e principalmente dos alunos nas pautas escolares. Quem já estudou em uma classe com bem mais de 35 colegas, lembra bem do que eu estou falando. Com tanta gente sob o mesmo comando disciplinar, os professores terminam tendo dificuldade em olhar singularmente para cada estudante.

Para tentar resolver esse problema, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou um projeto de lei que delimita o número máximo de 25 alunos matriculados e ativos por classe, a decisão vale para a pré-escola e para os dois primeiros anos do ensino fundamental. Para o ensino médio, o número ideal será de 35 estudantes em cada turma.


Como foi aprovada de forma incontestável, a decisão do projeto vai pular uma etapa, não vai precisar passar pelo Plenário do Senado, seguirá imediatamente para a analise na Câmara dos Deputados.

Pesquisas científicas indicam que a diminuição do tamanho de uma turma, impacta fundamentalmente no desempenho qualitativo dos alunos. Uma turma com um número razoável de estudantes, facilita a dedicação e o acompanhamento vindo do professor.  Ao mesmo tempo, a nova medida deve criar novas demandas sócio-econômicas nas escolas. Reduzir o número de alunos por turma, exigirá tanto dos governos federais, estaduais e municipais, mais salas de aula e mais professores.

A relação entre a quantidade de alunos matriculados ativos e professores, é uma das causas da falta de qualidade da maioria das escolas no Brasil. Mesmo em escolas privadas, que investem em um trabalho pedagógico moderno, os resultados estão muito aquém do ensino ideal.

A medida educativa adotada pelo governo sem dúvida alguma, será satisfatória para os professores, que trabalham diariamente com salas de aula completamente cheias. Como consequência desse excesso, a falta de atendimento às necessidades individuais de crianças e jovens. Nem todos os alunos possuem a mesma regularidade de aprendizagem, sempre há um grupo que precisa da atenção reduplicada do professor. Entretanto, se reduzir o número de alunos por sala, a proporção numérica de escolas deverá ser ampliada para que não haja a exclusão daqueles que precisam estudar.

Com um contingente reduzido de alunos em sala de aula, a concentração e o fluxo de aprendizado são facilitados, dando ao professor a possibilidade de atender a todos os alunos na mesma proporção, melhorando significativamente o processo de ensino. 

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