segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A FANTÁSTICA TEMPORADA 2012 DA FÓRMULA 1


Espetacular! Dificilmente teremos novamente uma outra temporada tão eletrizante. Já sabíamos que seria assim desde o inicio, ao vermos sete pilotos diferentes vencerem os setes primeiras corridas, superando de longe o recorde anterior. Todos se perguntavam, quando alguém vencerá pela segunda vez? A resposta veio no Grande Prêmio da Europa, em Valência, Espanha, após o triunfo de Fernando Alonso, que passou a liderar o campeonato até o GP da Coréia do Sul, quando Sebastian Vettel assumiu a ponta e não largou mais.

O alemão(mais um), Sebastian Vettel, provou seu talento mais uma vez, tornou-se o mais novo tricampeão do mundo, sendo um dos três a vencer em três temporadas seguidas, os outros são Juan Manuel Fangio (pentacampeão nos anos 50) e Michael Schumacher (heptacampeão). Consegue ser arrojado sem ser barbeiro e sortudo sem perder seu mérito. Não há o que dizer, é um novo mito que surge e ainda mostrará muito seu talento.

Alonso fez uma temporada fantástica, "para quem dirigia aquela carroça", como diria o também blogueiro do Opinião Pro Mundo, Vinicius Galiza. Talento não falta, mas Fórmula 1 é sim um esporte coletivo, e Vettel além de ser um grande piloto tem uma excelente equipe, que inclusive foi campeã de construtores com uma vantagem de 60 pontos. O mundial de pilotos terminou com Vettel 281 contra 278 de Alonso.

Saindo dos craques para o barbeiro: Romain Grosjean. Esse jovem mereceu ser suspenso pelo resto da temporada. Sua principal barbeiragem foi no GP da Bélgica, essa na imagem ao lado, que fez com que ele fosse suspenso por uma corrida. Quem também andou fazendo bobagens, nesse caso por falta de reflexo, foi o recém-aposentado Michael Schumacher, que manchou sim parte de sua história com esse retorno, onde em três anos subiu apenas uma vez ao pódio. Todavia, pela fortuna que ele ganhou, deve ter valido a pena.

Quem não acompanha muito e está lendo esse texto deve estar se perguntando: E os brasileiros? Decepcionaram mais uma vez, Felipe Massa foi muito mal durante boa parte do campeonato, sua melhor colocação foi o terceiro lugar do GP Brasil. Massa obteve 122 pontos, o que a certa distância parecer ser bom, até compararmos com os 278 pontos de seu colega de equipe, vice-campeão, Fernando Alonso. O sobrinho do Senna, Bruno, foi ainda pior, sendo apenas o 16º com 31 pontos. Só um milagre para alguma equipe querer ele no ano que vem.

Apesar desse mau desempenho dos brasileiros, para quem realmente gosta do esporte, isto não muda uma vírgula da opinião sobre a excelente temporada de 2012, que teve a volta de uma de suas figuras mais pitorescas. Kimi Raikkonen, que sempre foi chamado de homem de gelo, por ser finlandês e frio durante seus triunfos, voltou nesse ano e vibrou bastante após vencer o GP de Abu Dhabi. Essa vitória também foi histórica porque após 25 anos uma equipe, que não é mais a original, chamada Lotus venceu uma prova. A última tinha sido com Ayrton Senna, antes dele ir para McLaren.

Por falar em McLaren, a equipe da terra da rainha melhorou muito no final do campeonato, tornando-se uma grande promessa para a temporada 2013. Com a ida de Hamilton para Mercedes, Jenson Button torna-se um dos favoritos para o titulo mundial de pilotos. Hamilton não é favorito para 2013, a Mercedes ainda não mostrou para que veio na Fórmula 1. A grande vantagem de Hamilton será a fortuna que ele ganhará, o que lhe motivou a abandonar a equipe que lhe acompanha desde os sete anos de idade.

Para o ano que vem, apostaria ainda em Vettel, claro, afinal ele já provou que é um grande piloto, independente do bom carro e da equipe. A depender da incógnita chamada carro da Ferrari, talvez Alonso. Com relação a Felipe Massa, não espero mais nada, prefiro torcer para que ele me surpreenda, apesar de achar muito pouco provável, diante do histórico de altos e baixos. De uma coisa eu tenho certeza, daqui a 110 dias, começará novamente uma grande temporada. Viva a Fórmula 1 e os seus 62 anos de inesgotáveis talentos e boas histórias!


RELEMBRE OS VENCEDORES DA TEMPORADA 2012 E VEJA OS NÚMEROS DE VETTEL EM SEUS TRÊS TÍTULOS MUNDIAIS:




Fonte: ESPN Brasil



Nenhum comentário: