sexta-feira, 16 de novembro de 2012

AMEM MAIS!!!


Com a vida corrida dos dias de hoje e vendo tanta coisa ruim nos meios de comunicação, resolvi falar no meu texto desta sexta de uma coisa mais leve, porém importante. A produção textual que segue abaixo falará sobre a relação da ética com o amor. É uma simples visão minha diante de um tema tão vasto. Como esse texto foi feito durante uma avaliação da faculdade, ele cita o filósofo Platão e as virtudes (Sofia, Sofrosine, Andreia e Dike) proposta por ele que tem exímia ligação com a ética. Para situar vocês leitores, segue o que cada virtude representa:

SOFIA – CONHECIMENTO
ANDREIA – DEVER ACIMA DO PRAZER
DIKE – JUSTIÇA, HARMONIA, ORDEM
SOFROSINE – SERENIDADE


A ÉTICA E O AMOR

Se a ética tem o objetivo de buscar a felicidade, então ela tem muita ligação com o sentimento chamado AMOR. Afinal, quando se busca uma pessoa para amar é porque existe o propósito de ser simplesmente feliz.

Em um relacionamento, as virtudes propostas pelo filósofo Platão são de fundamental importância para que o casal consiga conviver e dar certo.

O POR QUÊ DA SOFIA? É essencial que o casal se conheça, até porque ninguém é igual e será preciso saber conviver com as diferenças. O uso da sabedoria para driblar as discordâncias e saber aceitar o parceiro da forma como ele é, será um excelente passo para que a relação funcione.

O POR QUÊ DA ANDREIA? Em uma relação, prazeres são, a todo momento, despertados e até mesmo no ambiente “extra-casa” ele pode surgir. Mas será sempre um dever respeitar o outro. A fidelidade é um ingrediente de peso na demonstração do amor.

O POR QUÊ DA DIKE? Exercitar o hábito de ser verdadeiro com o parceiro e para com o relacionamento, é algo justo para que a felicidade aconteça. O clima de sinceridade misturado com o amor que o casal sinta, é a medida certa para ter um relacionamento em ordem e com muita harmonia.

O POR QUÊ DA SOFROSINE? Serenidade, temperança, autodomínio, confiança, clareza são fundamentais para o convívio diário de um casal.

Por fim, como a ética tem a ver com algo que seja certo, ao encontrar uma pessoa haja de forma correta e sincera com ela. A felicidade será a consequência. Que a ÉTICA e o AMOR caminhem sempre lado a lado e as virtudes de Platão sejam pautas diárias do relacionamento. AMEM MAIS!!!


Nenhum comentário: