sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BONS PAIS A CASA TORNAM


Ele voltou, ou melhor, eles voltaram. Luiz Felipe Scolari está de volta ao comando da Seleção Brasileira de Futebol. Mas quem pensava e esperava o retorno de apenas um campeão, se enganou. É que o comandante do tetra brasileiro na Copa de 94, Carlos Alberto Parreira, também retornou para o ambiente da seleção canarinho como coordenador. A apresentação de Felipão e Parreira ontem (29), em um hotel da zona oeste do Rio de Janeiro, foi o ponto de partida para especulações, comentários e até insatisfação de um banco após declaração polêmica do técnico do Brasil. Eles chegaram, chegando!

Quem estava acostumado a ver nas entrevistas coletivas um Mano Menezes sempre muito calmo, polido e por vezes contido, pode ir mudando as perspectivas, porque nem de longe verão uma aparição assim do "antigo-novo" comandante da seleção. A coletiva de ontem já diz tudo. Com a declaração de que quem não quer pressão na Seleção deveria "trabalhar no Banco do Brasil" e com o aviso de que só fala dos jogadores que convoca nada além disso, ele traz a tona o mesmo Luiz Felipe Scolari de 2001/2002. 

Já que o jeitão Felipão de ser não mudou, esperamos que os resultados com a seleção também não mudem, a não ser que seja para melhor, é claro. Na sua passagem anterior como técnico do Brasil, o gaúcho de Passo Fundo, teve um aproveitamento de 74%. Dos 26 jogos sob o comando de Felipão, a Seleção Brasileira obteve 19 vitórias, um empate e seis derrotas, além de marcar 59 gols e sofrer 18.

Aprovado por Felipão, Parreira também é mais um que vem para somar. É bem verdade que como técnico na copa de 2006, que o Brasil chegou como favorito e saiu derrotado para França nas quartas de finais, ele fracassou, mas ele não estava sozinho, o grupo inteiro que não deu certo naquela ocasião. E não se pode esquecer, é claro, do lendário tetra de 94 em que ele esteve à frente. Carlos Alberto Parreira é bem entendido quando o assunto é Seleção Brasileira. Com um cargo diferente do que ele já teve tanto em 94, como em 2006, agora ele é coordenador da seleção, Parreira vem com o intuito de ser a outra metade da laranja. Segundo o próprio Felipão, como eles pensam diferente, isso será positivo na hora de se tomar decisões na busca pelo melhor para o time canarinho. 

A CBF fez uma escolha com base na experiência. De acordo com o presidente da entidade, José Maria Marin, a Copa do Mundo não serve para teste, o Brasil necessitava de uma comissão técnica com bagagem. E quer mais bagagem do que um tetra campeão e um penta? Pra ficar melhor só se incorporassem à essa comissão o técnico tri-campeão em 70, Mario Jorge Lobo Zagallo (hihihi). Brincadeira a parte, com o novo técnico e sua equipe formada, agora os brasileiros esperam ansiosos pelo dia 6 de fevereiro, dia em que Felipão e sua trupe estrearão em jogo no emblemático Estádio de Wembley, em Londres, contra a seleção da Inglaterra.

Daqui até fevereiro muita coisa vai acontecer, principalmente especulações de quem serão os convocados para o primeiro jogo sob o comando de Felipão. É importante que agora o torcedor mantenha a calma, espere um pouco e dê espaço para o técnico conseguir organizar o time. Sabemos que a pressão sempre irá existir, afinal esse é o jeito do brasileiro torcer. Mas é preciso ter paciência, o estilo de comando mudou radicalmente e o grupo de jogadores terão que se acostumar a isso.

Como fã de Luiz Felipe Scolari, fiquei feliz por esse seu retorno. Sei que não podemos desprezar nomes como Muricy Ramalho e Tite, mas acho que só saber lidar com a parte tática e técnica não funciona. Por isso, acho que Felipão, em uma disputa com os dois, saí na frente por ser o mais completo, porque além de saber trabalhar com a parte tática e a técnica o seu diferencial é a capacidade que tem para trabalhar o lado emocional dos jogadores. Emocional que dentro de um ambiente de Seleção Brasileira é fundamental mas nem sempre é bem explorado por que comanda a equipe.




Diante do momento a única coisa que podemos desejar é: BOA SORTE, FELIPÃO E PARREIRA! QUE MAIS UMA VEZ VOCÊS, JUNTO COM A EQUIPE, TRAGAM A TAÇA PRA GENTE. RUMO A COPA DA CONFEDERAÇÕES E AO HEXA, BRASIILL, SIIIL, SIIILL, SIIIILL!!!!






Nenhum comentário: