sexta-feira, 23 de novembro de 2012

UMA SEXTA-FEIRA BROWN


Peço licença aos leitores do Opinião Pro Mundo para nessa sexta-feira falar de um artista baiano que está fazendo aniversário. Os 50 anos do mestre Carlinhos Brown ou Carlito Marrón, como é conhecido pelos espanhóis, não poderia passar despercebido, assim como é a sua figura, que nem de longe deixa de ser vista em qualquer espaço em que ele esteja, seja por seu talento ou visual sempre inusitado.

Antônio Carlos Santos de Freitas cresceu em Salvador, mais precisamente no bairro do Candeal, em 23 de novembro de 1962. O nome artístico vem de uma homenagem a dois ídolos do funk e da soul music, James Brown e H. Rap Brown. Mestre Pintado do Bongô foi quem iniciou Carlinhos no cenário musical. Iniciado pelos instrumentos de percussão, marca registrada do artista até hoje, ele tem enraizado as células rítmicas provenientes dos terreiros de candomblé. Nomes como Luiz Caldas, Caetano Veloso, João Gilberto, Djavan e João Bosco são pessoas com as quais Brown já teve a oportunidade de trabalhar, crescer e ganhar bagagem para se tornar um dos maiores músicos brasileiros.

Nos anos 90, Carlinhos Brown projetou-se nacional e internacionalmente como o líder do grupo baiano Timbalada. A banda passou a ser um dos cartões postais da Bahia. Os corpos pintados com desenhos em branco é uma marca registrada do grupo e que encanta cada vez mais os turistas. Brown já não comanda mais a Timbalada nos palcos, uma vez ou outra faz apresentações, mas continua a ser o mentor e produtor do grupo em todos os catorze álbuns que a banda lançou até hoje.


Em 2001, Brown sofreu um episódio triste na carreira. Por uma falta de organização do evento Rock In Rio, que em pleno "Dia do Rock" no festival, colocou o artista baiano para tocar, ele teve que enfrentar um público de roqueiros completamente avessos ao seu som. Mesmo depois de levantar uma bandeira dada por um espectador que trazia o dizer "Paz no Mundo", o artista recebeu garrafadas, pedradas e xingamentos. Todo esse acesso de fúria dos roqueiros só parou quando o músico se retirou do palco.

Depois desse episódio nada agradável, já no ano de 2002 Brown formou juntamente com Marisa Monte e Arnaldo Antunes um trio parada dura, só de feras que levou o nome de Tribalistas. Lançando um CD e um DVD o trabalho dos artistas foi muito elogiado e premiado, é tanto que chegaram a vender mais de um milhão de discos.

Nos últimos tempos Carlinhos tem lançado trabalhos por meio de sua carreira solo e não para de compor músicas, tanto para ele, quanto para outros artistas, que sempre fazem sucesso. Em 2012, foi indicado ao Oscar por ser um dos responsáveis pela trilha do filme Rio. Em um resultado bastante injusto, não trouxe a estatueta para o Brasil, mas ganhou o apoio de milhares de pessoas que o consideraram o grande vencedor do prêmio.

Carlinhos é uma escola viva da música, uma pessoa generosa e de um talento inacreditável. Simplesmente é um ser humano admirável, engajado em causas sociais, que tem responsabilidade de um artista. Através de seus projetos já surgiram muitos percussionistas de qualidade que hoje fazem sucesso em todo o Brasil.

Seu jeito irreverente conquistou o público e hoje Carlinhos Brown é uma referência no meio artístico. É tanto que foi convidado para ser um dos jurados de um programa que vem fazendo enorme sucesso nas tardes de domingo da Globo, o The Voice Brasil. É certo que os que fazem parte do seu time estão bem assessorados por um cara que vive, respira e é música. Um homem que veio de um lugar humilde, mas que através de seu talento cada dia mais se firma no cenário musical.

Nesses 50 anos marrons, Carlinhos soube viver cada segundo e se consolidar como artista e pessoa. E é por isso que hoje desejamos uma sexta-feira de muito axé para o Mestre Brown. FELIZ ANIVERSÁRIO!!! UMA SEXTA-FEIRA BROWN PARA TODOS. ;)

Relembre Real in Rio, música que que concorreu ao Oscar e foi composta por Carlinhos Brown e Sérgio Mendes.


Nenhum comentário: