sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O ADEUS AO MESTRE OSCAR

E eu que pensava que ele era imortal, mas em uma noite calma e serena ele se foi. Oscar Niemeyer deu adeus aos 104 anos, cada um deles bem vividos e perpetuados, na última quarta-feira (5). 

A morte é muito difícil de ser aceita. Com ela vem um misto de dor, saudade, vazio. Há os que achavam que Niemeyer já tinha vivido o suficiente, e por isso ao longo de décadas teimavam em ir "adiantando" o seu obituário. Mas como para mim ele era um ser humano diferenciado, isso era pura balela. Talvez ele tivesse mais vivacidade do que muitos jovens. Sua vontade de viver foi um dos motivos de sua caminhada nesse plano ter sido tão longa e frutífera.


Se tem um fato que ao menos possa confortar a partida do mestre, é saber que há vários lugares em que ele deixou a sua marca. Desta forma, Oscar será lembrado eternamente pelo legado que deixou. De quarta-feira pra cá inúmeras homenagens foram feitas. Certamente Niemeyer deve estar feliz vendo a comoção das pessoas diante do quão querido era e continua sendo. 

Mas a homenagem prestada em uma capa de um jornal mineiro me marcou, e queria compartilhar com vocês leitores do Opinião. Através de um traço único, iniciado na data de seu nascimento, perfazendo seu rosto, seu nome, algumas de suas obras e terminando na data de sua morte, faz-se presente o ser ÚNICO que foi Oscar Niemeyer  A singularidade de sua pessoa foi muito bem representado pelo profissional que idealizou essa capa. Achei genial, assim como Niemeyer era fantástico. Foi digna do mestre.

Não dá para ficar aqui falando de todos os feitos do arquiteto, são muitos. Nem da sua pessoa, afinal 104 vividos ão são 104 dias. Mas essa postagem é uma singela lembrança aos MESTRE OSCAR. UM BRASILEIRO ILUSTRE, UMA SER HUMANO PERPÉTUO! DESCANSA EM PAZ, VOCÊ MERECE.





Nenhum comentário: