segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - por Lucas Coutinho


Num período de 366 dias, vários fatos ficam marcados na história e em nossas vidas. Por isso, nesta última semana do ano, todos os blogueiros do Opinião Pro Mundo vão falar sobre o que foi marcante para eles em 2012. Desde já aviso que é possível que diferentes textos citem assuntos semelhantes, mas cada um terá um olhar diferente. Hoje eu inicio essa série comentando fatos que me chamaram atenção.

Como acontece sempre em ano bissexto, tivemos alguns fatos nesse ano que já eram certezas, como as eleições municipais e nos EUA, a Eurocopa e os Jogos Olímpicos. Apesar de serem eventos esperados, quais seriam os resultados? Além disso, o que o ano trouxe de inédito e surpreendente? Lá vamos nós!

O ano começou com um fato estranho e trágico: O naufrágio do navio Costa Concordia, em 13 de janeiro, que gerou 32 mortes, em grande parte por culpa do capitão, que deveria ser o último a sair, abandonar o navio naufragando. Coincidentemente, nesse ano o naufrágio do Titanic completou 100 anos.

Mas não só de tristeza se faz um ano: Para nossa alegria, a internet propiciou momentos cômicos que fizeram muito sucesso, como a Luiza do Canadá e a Gina Indelicada. Bombou também o Gangnam Style, que atingiu mais de um bilhão de acessos no YouTube, algo que superou todos os recordes.

Por falar em recordes, nesse ano tivemos olimpíadas e entre recordes olímpicos e mundiais, mais de 50 marcas foram quebradas em Londres. Não faltaram surpresas, como os irmãos Falcão do boxe, Arthur Zanetti na ginástica e Sarah Menezes do Judô. O que falar da seleção feminina de vôlei, que enfartou milhões naquela partida contra a Rússia? Bom, também houve decepções, a maior delas sem dúvida foi a seleção de futebol, mal escalada por Mano Menezes, que deixou Lucas na reserva contra o México. Demorou, mas ele caiu, tomara que Felipão embale esse time para Copa.

Voltando a falar sobre olimpíadas, o que houve com Cielo, com o time do vôlei masculino, pessoal do vôlei de praia e do atletismo? Fica a preocupação com 2016, os investimentos do governo parecem tardios, será que a 10ª posição no quadro de medalhas virá? Por enquanto, nos resta admirar o bom desempenho de atletas como o Usain Bolt e Michael Phelps, que se tornou nessa olimpíada, o atleta com mais medalhas na história dos jogos, 22, sendo 18 ouros.

Ainda no campo esportivo, muita coisa aconteceu: A Espanha ganhou a Eurocopa com sobra num quatro a zero sobre a Itália, o Fluminense ganhou um brasileirão cheio de erros de arbitragem, o Corinthians levou a Libertadores pela primeira vez e ainda garantiu o mundial sobre o Chelsea. O time inglês, por sua vez, ganhou a Champions League sobre o Bayern na casa do adversário, após surpreender eliminando o Barça nas semifinais. O futebol baiano teve o acesso do Vitória a primeira divisão, e o Bahia campeão baiano novamente e finalmente. Também no futebol, Ricardo Teixeira saiu da presidência da CBF (\o/). Além disso, Vettel se sagrou tricampeão na F1 e o austríaco Felix Baumgartner pulou da estratosfera numa queda livre que durou 4 minutos (foto)

No campo político tivemos eleições, ACM Neto (DEM) chegou poder em Salvador, Eduardo Paes (PMDB) se reelegeu com facilidade no Rio, e Fernando Haddad (PT) venceu Serra na maior cidade do país, que teve a queda surpreendente de Celso Russomano, que liderava a corrida eleitoral e caiu nos últimos momentos. Novamente, como em todo ano de eleições, o horário político foi medíocre, cheio de jingles e pouco conteúdo.

Apesar de ter sido um ano de eleição, quem chamou atenção mesmo (talvez por se tratar de um ano de eleição) foi o Julgamento do Mensalão, que teve 25 condenados e 12 absolvidos, durou mais de quatro meses e foi marcado pelos embates entre os ministros Joaquim Barbosa (relator) e Ricardo Lewandowski (revisor). Até agora ninguém foi preso. Reza a lenda que até o primeiro semestre do ano que vem a fase dos recursos termine, mas se tratando do país da pizza (depois da Itália) é melhor ser pessimista.

O abraço em Michelle, publicado
no twitter de Obama após a
vitória foi uma das fotos mais vistas de 2012.
No cenário internacional, Barack Obama se reelegeu presidente dos Estados Unidos, certamente para nosso país e para o mundo, sua vitória é melhor que a volta dos republicanos. Na França depois de anos o presidente não se reelegeu, Nicolas Sarkozy perdeu para o socialista François Hollande, e sem dúvida, grande parte dessa derrota se deve a crise financeira na Europa. Já aqui na América do Sul, Chávez se reelegeu pela enésima vez, mas pode não assumir no ano que vem, uma vez que seu câncer voltou.

Em 2012 o mundo esteve no Brasil durante a conferência do clima RIO+20, no entanto o evento foi uma grande falácia e pouco vai acrescentar aos cuidados com o meio ambiente no mundo. Nos próximos anos o mundo voltará ao Brasil, será que o país de Fuleco vai fazer bonito? Talvez faça, mas certamente está gastando muito mais do que deveria para isso.

Além de tudo que já citei, me chamou muito atenção alguns fatos que escrevi aqui no blog, como a ida daquele robô para marte e os conflitos sem fim no oriente médio. Fiquei muito triste com aqueles que partiram, como Hebe, Niemeyer e a Whitney Houston, que tiveram vidas e carreiras brilhantes. Fiquei feliz com a salvação dos domingos na TV, o The Voice Brasil que foi um programaço que há muito tempo a nossa TV aberta merecia.

Concluo agradecendo, a Deus por mais um ano de muitas coisas boas, a todos os meus familiares e amigos que estiveram comigo em 2012, aos amigos Leandro, Liliane, Lorena e Vinicius que me deram a honra de aceitar o convite de escreverem aqui no Opinião, e  a você que a cada novo texto vinha aqui conferir, MUITO OBRIGADO! Amanhã serão completados dois anos do primeiro post aqui no blog, e sem você lendo isso não seria possível. Uma ótima noite de natal para você, até 2013!!


Nenhum comentário: