segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SETE LIÇÕES DO CORINTHIANS PARA O FUTEBOL BRASILEIRO


No dia 2 de Dezembro de 2007 o mundo parecia ter acabado para parte da torcida do Corinthians, após a queda do time para Série B. Parece loucura, mas na verdade aquilo foi o ponto de partida para o bando de loucos conquistar o mundo no último domingo, 16. O Corinthians criou uma série de ações que lhe conduziram a isto, houve um planejamento raramente visto no futebol brasileiro, que tornaram o Corinthians uma das marca de 1 bilhão de reais, segundo estudo da BDO RCS Auditores Independentes, a maior marca entre os clubes brasileiros.Separei sete itens que mostram como o Corinthians se reinventou e que poderiam ser utilizados por outros clubes.

1 – EU NUNCA VOU TE ABANDONAR: VALORIZAÇÃO DO TORCEDOR
O grito da torcida nas arquibancadas, pouco antes da queda para Série B, virou o impulso do clube para motivar a mesma torcida durante a segunda divisão. A frase estava em bandeiras, almofadas, chaveiros e até na sala de imprensa do clube. O clube passou a valorizar muito mais seu torcedor e reconhecê-lo como um importante potencial do clube, não apenas para motivar nas arquibancadas, mas para consumir e gerar lucro.

Ao final da Série B mais duas interessantes ações que valorizavam o torcedor: A camisa do último jogo da segundona, com as fotos dos torcedores e o lançamento do documentário “Fiel – O Filme”, que mostrou o apoio da torcida durante o torneio.


2 – 2009 COM UM 9 DE PESO
A contratação de Ronaldo após a volta para primeira divisão mostrou que os anos a seguir seriam de vacas gordas (não entendam como um trocadilho). Pouco depois veio Roberto Carlos, e juntos ao time formado por Mano Menezes, o clube ganharia a Copa do Brasil daquele ano.



3 – MARCA MUNDIAL
Antes mesmo de ganhar o titulo mundial o clube já fazia algumas ações para se popularizar mundialmente. Além da contratação de Ronaldo e Roberto Carlos, vieram ações como patrocínio de lutadores do UFC e a contratação do jogador chinês Zizao, para que o clube se popularizasse entre a maior população do mundo. As vésperas do mundial o clube colocou um outdoor em Londres (cidade do Chelsea), dizendo "The almighty” (O todo-poderoso), “Aqui é Corinthians".

4- REDE DE LOJAS
A criação da franquia Todo Poderoso Timão faz com que o Corinthians tenha produtos com sua marca em sete estados através de 119 lojas. Segundo reportagem da Veja Online, 7% do lucro das lojas ficam com o clube.


5 – ESTÁDIO E NOVO CENTRO DE TREINAMENTO
O novo CT Joaquim Grava, inaugurado em 2010, ano do centenário, deu uma excelente infraestrutura de trabalho ao clube paulista. Dentre outras coisas o CT tem 3 Campos oficiais, 1 campo para aquecimento e treinamentos de goleiros, hotel com  32 apartamentos, auditório, restaurante, salas para administração. Além disso em um outro prédio do CT existe sala de tecnologia e estáticas, sala de imprensa, centro de preparação e recuperação física, e por aí vai. Como se fosse pouco, as relações do clube em Brasília ajudaram a direção alvinegra a encaminhar a construção do estádio do time, que abrigará a abertura da Copa de 2014.


6 – MANTER O TREINADOR NUM MOMENTO CRÍTICO
Após perder em 2010 para o time colombiano Tolima na pré-libertadores, em pleno ano do centenário, a torcida do Corinthians esbravejou e fez até quebra-quebra (o que motivou a saída de Roberto Carlos). Muitos pediram a saída do treinador Tite, mas a rara postura da diretoria ao manter o treinador num momento de crise fez com que a base dos títulos que viriam a seguir fosse formada.



7 – VALORIZAÇÕES DA BASE, ATLETAS ANTIGOS E BONS OLHEIROS
A divisão de base do Corinthians sempre foi muito consistente, tanto que o clube é o maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior.  O time principal cada vez mais vem sabendo usar esses atletas na hora certa. Além disso, o Corinthians soube valorizar jogadores como Alessandro, que tem um bom futebol e estavam desde a Série B, e agora levantam o troféu do mundial. Além disso o Corinthians sabe encontrar bons jogadores quando ainda não estão no auge, a maior e mais recente prova é Romarinho, que estreou no time marcando dois gols no Palmeiras e que em seu primeiro toque na bola da Copa Libertadores, marcou o gol de empate do primeiro jogo da final. 

Esses foram os itens que lembrei, certamente existem outros. De fato, em vários momentos as ações do Corinthians podem (e devem) ser questionadas, como o estopim para o fim do Clube dos Treze, durante a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão 2012, fazendo com que o time receba da TV muito mais que os outros clubes. O novo estádio também é algo muito questionável, o abandono do Morumbi como estádio da Copa, toda aquela sujeira, não se pode esquecer isso. Todavia, é preciso reconhecer que o planejamento do Corinthians é um exemplo a ser seguido, e se for seguido deve inaugurar uma nova era no futebol brasileiro. Uma coisa é fato: Essa boa fase Corintiana não deve ficar no Japão, certamente vem mais por aí, cabe aos demais clubes reconhecerem seus problemas e se reinventarem.




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