quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

INTERATIVIDADE DO MAL PARA SALVAR A AUDIÊNCIA



A Rede Globo é famosa pelas suas novelas, e sua história sempre foi marcada pela grande audiência, composta por milhares de brasileiros ansiosos por finalmente descobrir quem matou Odete Roitman, ou Lineu Vasconcelos, ou Max, de Avenida Brasil. Após o sucesso da última novela das nove, todos sabiam que não seria fácil superar a trama de João Emanuel Carneiro. O que a Globo não esperava é que a novela seguinte obtivesse tão pouca audiência como Salve Jorge tendo.

Segundo o IBOPE, a novela de Glória Perez não consegue passar dos 30 pontos de audiência, enquanto Avenida Brasil conquistava médias acima de 40. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a Globo estaria inclusive pretendendo acabar com a novela antes do previsto, caso não houvesse nenhuma melhora nos números.

Em busca de audiência, Salve Jorge tem apelado para a interatividade. No site da novela é possível acessar vídeos com depoimentos dos atores, cantando músicas da trama e apresentando seus núcleos, além de ler sobre cenas importantes que ainda acontecerão na novela, como é o caso da personagem Jéssica (Carolina Dieckmann) que deve ser assassinada nos próximos capítulos.

Mas o apelo maior de Glória Perez tem sido através das enquetes, nas quais o público decide ações que serão realizadas pelos personagens da novela. Na última enquete lançada, os telespectadores escolheram qual golpe Morena (Nanda Costa) deveria aplicar em Wanda (Totia Meirelles) na briga que elas terão logo após a morte de Jéssica. A joelhada foi a campeã, com 35% dos votos. As outras opções eram soco, chute, cabeçada e telefone (tapas nas duas orelhas).

O tema dessa enquete não foi escolhido por acaso, já que uma das cenas que obteve maior audiência foi a cena da primeira briga da mocinha Morena e da traficante Wanda. E o que a emissora espera é que mais brasileiros decidam assistir a cena da segunda briga, que vai ao ar na próxima terça-feira (22), para que audiência da primeira seja superada ou, no mínimo, repetida.

Logo quando a TV Digital foi instalada no Brasil, todos previram que a interatividade seria o futuro da televisão brasileira. De modo que as emissoras começaram a buscar meios, principalmente através da internet, para que a população participasse cada vez mais da programação. A novela Salve Jorge está apenas seguindo esse fluxo quando decide aumentar a participação dos telespectadores na trama. Mas se essa moda pegar ainda veremos muitas enquetes incentivando uma interatividade do mal, que faz apologia à violência. Que Jorge nos Salve desse futuro.

Nenhum comentário: