quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

REFLETINDO GERAÇÕES


O rapaz está no carro, parado no sinal vermelho. Sob os óculos de sol ele observa as pessoas que atravessam a faixa de pedestres, até que uma delas lhe chama a atenção. Mulher bonita. Cabelos longos, seios fartos, quadris grandes, cintura fina. Uma mulher perfeita. O sinal fica verde e o barulho de carros buzinando desperta a atenção do rapaz.

No banco traseiro sua sobrinha de oito anos se diverte penteando o cabelo de uma boneca Barbie. Observando a cena pelo espelho retrovisor ele não deixa de notar as semelhanças da boneca com a mulher que acabara de ver na rua. Perfeitas, com tudo aquilo que ele acreditava ser essencial em uma mulher. “Não só eu como toda a sociedade”, pensou.

Ao chegar à casa dos avós, ele encontra toda a família reunida. Sua irmã pergunta como foi o passeio e dá um abraço na filha, enquanto todos se reúnem na sala de estar. A garota, sempre segurando sua boneca, senta-se no tapete, no centro da sala, e inicia uma infinita troca de roupas da Barbie.

A avó do rapaz para de conversar, observa a brincadeira da bisneta e começa a se lembrar da sua própria infância. Num ataque de nostalgia se levanta e vai em direção ao seu quarto. Na volta traz em suas mãos uma boneca de porcelana, protegida por diversos tecidos amarelados e tão antigos quanto as mãos que os seguravam.

Senta-se ao lado da pequena menina, cada uma segurando sua boneca. Uma magra, outra gordinha. Um contraste não só de aparências, mas de gerações. Oitenta anos depois de ter ganhado a pequena boneca de porcelana, a senhora idosa começa a contar as histórias de sua infância e dos costumes daquela época.

O avô se intromete e o rapaz ouve, chocado, quando ele diz qual era a preferência dos homens em relação às mulheres naquela época. “Quanto mais cheinha, mais bonita era a mulher”, declarou. E tudo aquilo se refletia nas bonecas com as quais as meninas brincavam, assim como hoje em dia.

As bonecas tem origem nas imagens e estatuetas com significado religioso, que estão presentes na vida do ser humano desde a Pré-História. Mas apenas no século XVII que elas se tornaram um objeto destinado às crianças e desde então elas buscam refletir o estereótipo feminino. Enquanto ocorriam as mudanças de padrões, as bonecas também seguiam as transições, até chegarem a forma na qual se apresentam atualmente.


A mudança no padrão de beleza feminino se deu, principalmente, devido aos novos papéis que as mulheres passaram a ocupar. As donas de casa, que dedicavam seu tempo exclusivamente para a família, passaram a buscar espaço no mercado de trabalho, assumindo novas funções. E à medida que a mulher ia conquistando o mercado de trabalho, seu corpo ia refletindo essa mudança, ficando cada vez mais magra, mais ágil.

E as bonecas, tão contrastantes, que o rapaz observava durante a reunião familiar, eram apenas um reflexo de todas essas transformações. Após se despedir dos parentes, no final daquele dia, ele dirigia em direção à própria casa e continuava a refletir sobre os padrões de beleza. Como seriam as bonecas com as quais sua filha brincaria no futuro? Ficou imaginando as possibilidades enquanto sorria ao se lembrar da garotinha e da velhinha brincando com suas bonecas de diferentes gerações.


Nenhum comentário: