quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EXEMPLO É PRINCÍPIO BÁSICO NA EDUCAÇÃO


Um dia desses decidi cumprir uma antiga promessa que tinha feito a minha prima de 08 anos, levei-a para pedalar na orla da praia do bairro onde moramos. Era um dia ensolarado e a única coisa que me atormentava era o alto índice de roubos de relógios naquele local. Além de passear de bicicleta, ela queria mostrar o seu novo relógio a todo mundo, presente ganho na noite de natal. Eu me achando muito prudente, um pouco antes de sairmos de casa, disse-lhe: “Não leve o seu relógio, apesar de estarmos indo a um lugar público, o local onde vamos pedalar anda bem perigoso.” Obediente como sempre, ela ouviu a minha recomendação, mas me fez um breve questionamento: “Vini, se onde vamos é tão perigoso como você mesmo fala, não acha melhor deixar o seu relógio aqui também?”

Confesso que naquele momento fiquei tão envergonhado, que desejei ser um avestruz para poder enfiar a minha cabeça no chão onde pisava. Como fui tolo! De que vale o ensinamento teórico sem a prática? Como instruir corretamente, se fui desatento ao exemplo, regra e principio básico na educação? Eu precisava naquele instante ser referência no falar e principalmente no agir, para que houvesse conformidade com o ensinamento.

A palavra “exemplo” descende do latim exemplum. É tudo aquilo que pode ser imitado, copiado ou repetido. Significa ideal, imagem, modelo, padrão. Ou seja, como vivo bem próximo da minha prima, posso aprimorar ou enfraquecer a construção da sua conduta e dos seus princípios éticos, já que, o meu comportamento e as minhas ações são fatores relevantes na edificação e no mantenimento de suas atitudes.

Eu poderia muito bem usar um discurso antigo: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, mas preferi tirar o relógio do braço, guardar e tomar aquela situação como uma doutrina. Atitudes valem bem mais que pronunciamentos. Acredito que aquela ação inocente, porém concreta, ajudou minha prima a assumir obrigações pautadas pela coesão e dignidade. Acredito que ela aprende muito mais através daquilo que eu sou, do que através daquilo que eu afirmo.

Não há modo mais comprovativo e eficaz de ensinar do que o exemplo. Ele convence sem argumentar, estimula sem obrigar e ensina sem discutir. Como dizia o filósofo alemão Albert Schwritzer: “Servir de exemplo não é a melhor forma de ensinar, é a única forma de ensinar.”

Nenhum comentário: