quarta-feira, 13 de março de 2013

A PIADA PRONTA DO PAPA ARGENTINO


Dos campos de futebol para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, brasileiros e argentinos disputaram mais um título. Mas, desta vez, os hermanos levaram a melhor. Foi decidido nesta quarta-feira (13), que o cardeal que vai substituir o Papa Emérito Bento XVI, não é Dom Odilo Sherer, como esperavam os brasileiros, e sim Jorge Mario Bergoglio, um argentino.

A decisão do conclave foi aguardada não só pelos católicos, mas por todos aqueles que viam a possibilidade de ter seu país representado na história do Vaticano. Da fumaça branca, que anunciava que a Igreja havia escolhido o papa, até a primeira aparição de Francisco, como o hermano quer ser chamado, internautas de todo o mundo expressavam seus comentários sobre o assunto através das redes sociais.

No twitter, a hashtag #FumaçaBranca ocupou primeiro lugar entre os tópicos mais comentados no Brasil. Nos trending topics mundiais, as hashtags #HabemusPapam (“temos papa”, em latim) e #whitesmoke, também estiveram presentes. Mas foram os comentários bem humorados sobre a antiga richa entre brasileiros e argentinos que monopolizaram o feed de notícias no Facebook e a página inicial do Twitter.

“Hoje o Vaticano nos deu uma piada pronta que vai encher o saco nas redes sociais de tanto que vão fazê-la nos próximos dias: Papa Argentino”, tuitou um brasileiro. “É... rezar para a Argentina perder na Copa vai ser mais difícil agora”, disse outro internauta. Até mesmo personalidades, como o comentarista esportivo, Milton Neves, aproveitaram o momento para fazer piada com os hermanos. “Em sua primeira decisão o Papa Bergoglio mudou o nome de Missa para Messi em todas as igrejas do mundo...”, publicou Milton, em seu perfil do Twitter.

O novo papa, que já foi apelidado de Chico pelos brasileiros, também foi inspiração para vídeos humorísticos e montagens engraçadas. Entre eles, destacam-se o clipe do “Papa Americano” e a foto do “Papa Latino”.

      
Apesar dos comentários bem-humorados terem predominado, também houve aqueles que se lembraram da importância da escolha do novo papa para a sociedade, como o deputado Marcelo Nilo. Outras personalidades, o deputado Jean Wyllys e a apresentadora Astrid Fontanelli, aproveitaram para criticar algumas posições do papa que já foram divulgadas.

O humorista Rafinha Bastos por sua vez, sintetizou as opiniões dos internautas em menos de 140 caracteres: “Papa para o mundo: uma figura importante, poderosa, influente e única. Para a Argentina: apenas mais um argentino”, publicou em seu twitter.

Nenhum comentário: