quinta-feira, 21 de março de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO SENNA!!!



“Juro que não entendo esse amor incondicional, em 1994 você ainda não tinha a compreensão exata da realidade, a única imagem que você tem dele em mente, enquanto ainda estava vivo, é o dia do acidente em que ele morreu”. Esse é o questionamento repetido por minha mãe, todas às vezes que entra no meu quarto, e me vê com os olhos marejados, assistindo qualquer novo vídeo ou lendo um novo texto que encontro relacionado a Ayrton Senna.

Na galeria de ídolos e heróis que tenho em meu coração, Ayrton Senna, ao lado de Gheorghe Hagi, meio campista da Romênia, são os únicos que não vi atuando em suas modalidades, talvez seja essa a explicação para o questionamento da minha mãe, toda essa admiração é saudade do que não vivi. Mas confesso que o sentimento por Ayrton é ainda maior em qualquer comparação, em qualquer tempo e/ou condição, ele é um herói, e mais do que isso, um herói do Brasil.

Sua representação é muito maior que sua pessoa. Senna não foi apenas um atleta extraordinário, não foi apenas aquele que se destacou nas pistas como um grande campeão, ele se consagrou como uma lenda, como um ídolo. Senna era uma referência nacional, a figura consistente da transição de um Brasil sofrido para um Brasil vitorioso, vencedor. Através dele concretizávamos o nosso potencial, enxergávamos em cada curva, em cada ultrapassagem, em cada bandeira quadriculada sendo tremulada, o desenho pintado em verde e amarelo de um futuro possível, ainda que fosse apenas durante o tempo exato de uma corrida.


Senna foi uma pessoa iluminada, um ser humano de alma colorida e com um coração irradiante, um ecônomo na essência. Em vida, sem que ninguém soubesse, ele financiava instituições de caridade. Até a sua morte beneficiou a vida de outras pessoas, já que novas normas de segurança foram implementadas na Fórmula 1, novas barreiras, curvas integralmente redesenhadas, altas medidas de segurança e até o cockpit dos pilotos foram mudados, tudo ligado diretamente ao acidente que o vitimou. Sem contar o Instituto que leva o seu nome, a concretização do sonho de Ayrton em ajudar o seu país a diminuir as desigualdades sociais, ajudando a qualificar a educação pública oferecida a crianças e jovens. Sua força interior e disciplina, sua liderança e coragem também são inspiradoras.


Muita gente fala que após a morte, as pessoas deixam de fazer aniversário, passam apenas a completar idade. Mas Ayrton não está morto, pelo menos é o que grita o meu coração. Por isso, eu comemoro os seus 53 anos de idade, completados neste 21 de março de 2013. Porque comemorar um aniversário é ser grato ao passado e esperançoso quanto ao futuro. Não é nenhuma curva de Tamburello que vai fazer eu não lembrar do meu ídolo. Mais que um fã de Fórmula 1, eu sou fã de Ayrton Senna do Brasil.

                                    



Nenhum comentário: