quarta-feira, 17 de abril de 2013

TENTE PERTURBAR MENOS


Mal acordou e já está com raiva. De quem? Nem ela mesma sabe. Acaba sobrando para a primeira pessoa que cruzar o seu caminho. Não precisa de nenhum motivo aparente, muito menos racional, e ela já está bradando, irritada, chateada.

O dia continua. Então, de repente (não mais que de repente), um nó se forma em sua garganta. Sem que consiga evitar, as lágrimas começam a escorrer. E vem a angústia, a melancolia, as dúvidas, a tristeza.

Mas o dia não acaba. As pernas, as costas, a cabeça, tudo dói. E ela sente fome, muita fome. Em casa, esbalda-se no brigadeiro de panela. Na rua, compra todos os tabletes de chocolate que seus recursos financeiros de lhe permitem.

Em todos os meses é assim. Pelo menos uma vez por mês, as pessoas ao seu redor parecem ficar mais irritantes. Sua paciência parece não ser suficiente. O dia parece não ter fim. Os outros não a entendem, enquanto ela mesma tenta compreender o turbilhão de emoções que a fazem mudar de humor a cada fração de segundo.

O nome disso é TPM. Uma sigla que poderia muito bem significar Tente Perturbar Menos e servir de sinal para que homens se mantivessem mais afastados e pacientes durante esse determinado período. Mas, na verdade, essa sigla se refere à Tensão Pré-Menstrual, que afeta cerca de 35% das mulheres, de acordo com Mara Diegoli, médica e coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM, localizado em São Paulo.

Em entrevista publicada no site do Dr. Dráuzio Varella, a médica informa que a principal causa das alterações de humor que acontecem tão drasticamente com algumas mulheres, está relacionada à produção de serotonina, que oscila de acordo com o ciclo menstrual. É essa substância responsável pelo humor. Segundo Diegoli, quando ela está em nível alto no organismo, as pessoas ficam mais alegres, já quando esse nível cai, elas ficam de mal-humor e costumam ingerir doces para compensar.

E o motivo para que o chocolate seja o melhor amigo das mulheres nesse período, é porque existe neste doce uma substância chamada teobromina, que estimula justamente a produção de serotonina. Ao comer chocolate elas se sentem um pouco melhores e reduzem o mal estar causado pela TPM.

Por isso, homens, quando notarem que alguma mulher tem agido de forma mais estranha que o normal, com alterações bruscas de humor e extremamente sensíveis, não pensem duas vezes e lhes ofereçam um chocolate. Mas, por via das dúvidas, mesmo após a gentileza, por favor, tentem perturbar menos.

                                           

Nenhum comentário: