sexta-feira, 12 de abril de 2013

UM DIA DE FUTEBOL AMERICANO


Minha paixão por esporte não é segredo para ninguém. O amor por futebol então, nem se fala. Mas em uma reportagem para a matéria Telejornalismo na faculdade, eu e minhas parceiras Daniela Cunha e Carla Franco resolvemos inovar no quesito esporte. Isso mesmo, Rugby e Futebol Americano foi a nossa pauta da vez. Uma aventura para três garotas que nada sabiam sobre Rugby, e duas que não entendiam bulhufas de Futebol Americano (nesse quesito, Carla se salvou por ter feito uma matéria dias antes com um time do esporte, aqui em Salvador).

No meu post de hoje, falarei da minha aventura durante um dia de treino do time de Futebol Americano Salvador All Saints. Isso mesmo, existe time de Futebol Americano em Salvador. Os meninos do All Saints não são os únicos, mas como minha experiência com o esporte foi com o time deles, é sobre eles que vocês vão me ver falar ao decorrer do texto.


FOTO: Liliane Sena
Primeiro, antes de falar do contato com o esporte, vou contar como foi cobrir o treino do time do Salvador. Colocando em plano a Liliane jornalista. Veja bem, eram quase 14h de um sábado de muuuuito sol em Villas do Atlântico. E eu, já me perguntava (em voz audível): como eles vão conseguir treinar embaixo desse sol?! Ao perceber o meu questionamento, um dos meninos logo me respondeu que em situação de jogo as condições eram muito piores. Ai meu Deus, eu derreteria!!

Bom, chegado e me acomodado ao lugar de treino e já apresentada ao jogador conhecido da minha colega Carla, o Vitor, fui me ambientando para começar a montagem dos equipamentos. “Eita” que foi um tal de leva a câmera pra um lado, filma aqui do outro. Até que em um certo momento pensamos, Carla e eu, que iríamos ser atingidas pela bola de formato oval e que cada vez mais se aproximava da gente, devido a nossa ousadia de querer filmar em cada canto do campo. Sei que depois o meninos riram de nós, segundo eles, nunca que a bola chegaria até o lugar que estávamos. Mas tudo bem, o nosso mico correndo e se enrroscando nos fios não foi nada!! IMAGINA!! Afinal jornalista é isso, não podemos perder um segundo se quer. Queremos a notícia de todos os ângulos.

Foi uma luta com a câmera e o tripé, mas dessa guerra saímos ilesas. Toda experiência é válida, e cada vez mais usando esses instrumentos, mais familiares eles se tornarão. No jornalismo a vivência é fundamental para a experiência e o aprendizado.

Em meio a toda essa correia de gravação, entrevistas, e olha que teve uma que foi em inglês, já que o técnico era estrangeiro, eu bem que ia tentando aprender um pouco mais sobre o esporte. E olha, ele me surpreendeu viu? Tinha uma imagem de Futebol Americano relacionada à brutalidade, violência, mas não, tudo que ocorre dentro de campo tem uma técnica, uma construção de jogadas que muitas vezes são guardadas a setes chaves em um livro que só técnico e atletas tem acesso. Nem sonhe em pedir para dar uma olhadinha, você logo será vetado.

Me encantei pela entrega e dedicação dos jogadores. Eles param os seus sábados, que poderiam ser vividos com familiares, para se entregar à uma paixão: o Futebol Americano. Eles levam o esporte a sério. Participam de competições, já foram campeões e vivem na luta de divulgar o time para atrair ainda mais apixonados para o All Saints.

FOTO: Liliane Sena
Mas, sabe o que mais aprendi nesse dia de Futebol Americano com o Salvador All Saints e meu amado jornalismo? Como jornalista, que a gente sofre, mas se diverte e aprende (risos). E acima de tudo, como aprendiz de Futebol Americano, que ao invés de julgar, devemos conhecer. Que antes de falar, devemos entender. Que ao invés de excluir, incluir. Que antes de se privar, se permitir. Ao invés de violência, técnica. Antes de pretensões finaceiras, o amor. Diante das dificuldades e lutas, a doação de cada atleta do Salvador All Saints fez de mim a mais nova fã do clube!! Jornalismo, obrigado pela oportunidade de me permitir o conhecimento. Ele nos faz pessoas melhores e cada vez menos julgadoras.

LEIAM COMO UM VERDADEIRO GRITO DE UNIÃO:
SALVADOOOORRR
ALLLL SAAIINTSSS
SALVADOOOORRR
ALLLL SAAIINTSSS


Nenhum comentário: