segunda-feira, 20 de maio de 2013

CHRIS HADFIELD: O TERRÁQUEO QUE NOS APRESENTOU O ESPAÇO


  
Desde quando Yuri Gagarin passeou pelo espaço em 1961, mais de 500 astronautas já ultrapassaram atmosfera terrestre. O extraordinário tornou-se tão comum que nossa atenção raramente se volta para isso, como em 2006, quando Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a sair da órbita terrestre. Recentemente, graças a imagens inusitadas, as atenções da terra novamente voltaram-se a Estação Espacial Internacional.

Um certo astronauta canadense, de 53 anos, já havia ido ao espaço por duas vezes, em 1995 e 2001. Após onze anos, em dezembro de 2012, ele voltou à Estação Espacial Internacional, em plena era do YouTube e das redes sociais. Durante os cinco meses em que esteve lá, ele não deixou passar essa oportunidade em branco, saciando a curiosidade de todos nós, ao mostrar como as coisas funcionam no espaço. Sejam bem vindos ao mundo ao espaço de Chris Hadfield, onde os fatos mais rotineiros para nós na terra são motivos para seus curiosos vídeos.

Separei os vídeos mais legais, no entanto eles estão em inglês. Todavia, assistindo com atenção,  não é preciso conhecer o idioma para entender o que se passa.

O simples ato de torcer um pano úmido, como funciona no espaço?


Durante cinco meses no espaço, o corpo tem que ser exercitado, mas como se a gravidade é zero?

Como dormir na Estação Espacial Internacional? É só deitar e colocar a cabeça no travesseiro?


Se der uma saudade de casa e o choro vier, o que acontece com as lágrimas?


Como lavar as mãos, se a água sobe ao invés de descer?



Chris Hadfield também aproveitou sua passagem pela Estação Espacial para cantar, e muito bem por sinal. Primeiro, em fevereiro, ele fez o primeiro dueto entre terra e espaço na história, em parceria com um coral formado por meninas. Já na sua última semana no espaço, ele fez belíssimo cover de “Space Oddity”, de David Bowie.

Dueto

“Space Oddity”, o vídeo de despedida. 

No último dia 14, Chris e outros dois astronautas chegaram em segurança a terra, após 146 dias no espaço, com o pouso através do paraquedas da cápsula especial Soyuz. Não se tornou um homem que “apenas” foi três vezes ao espaço. Acredito que tenha sido, dentre todos, o que melhor transmitiu a experiência magnífica que é estar lá fora.

CURIOSIDADE: Chris Hadfield também atuou como fotografo no espaço, tendo tirado por exemplo, a foto abaixo, de onde “um riozinho rabiscado alimenta o poderoso (rio) Amazonas”. Confira outras fotos clicando aqui.


Nenhum comentário: