quinta-feira, 30 de maio de 2013

CORPUS CHRISTI E A SUA MENSAGEM


A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. É uma festividade religiosa da Igreja Católica e tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia (um dos sete sacramentos instituídos antes da Última Ceia), ou seja, ação de graças, consagração que contém real e substancialmente o corpo, o sangue, a alma e a divindade do Cristo Jesus sob as espécies de pão e de vinho.

O feriado de Corpus Christi é uma das festas que giram em torno da Páscoa. Só relembrando, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia de 21 de março (data do equinócio). Para que você entenda quando é comemorada todas as festas que giram em torno da Páscoa até chegar ao feriado de Corpus Christi, fiz um resumo:

- Terça-Feira de Carnaval: 47 dias antes da Páscoa                                                                 
- Quarta-feira de Cinzas: 46 dias antes da Páscoa                                                         
- Quaresma: 40 dias antes da Páscoa                                                                                
- Domingo de Ramos: Um domingo antes da Páscoa                                                        
- Pentencostes: 50 dias depois do domingo de Páscoa                                                         
- Corpus Christi: Quinta- feira seguinte ao domingo de Pentecostes                                                

A comemoração do Corpus Christi foi decretada em 1269, século XIII, na Bélgica. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso a partir de 1961, mas em Salvador a festa já é celebrada desde 1549, ano de fundação da cidade.

Segundo a Bíblia, Jesus foi morto em sacrifício expiatório, entregando o seu corpo e o seu sangue para que fossemos perdoados dos nossos erros. Na Cruz, o pecador é identificado com Cristo e a ele é unido.

A partir dessa celebração, eu lembro que por várias vezes na vida contrariamos ou temos o nosso sentimento contrariado por pessoas que nos rodeiam e que ratificam a razão da nossa existência (pai, mãe, irmãos, amigos e tantos outros). Magoamos ou somos magoados, contestamos ou temos a nossa dignidade contestada.

E o que geralmente fazemos? Fugimos, nem sempre do ponto de vista físico, mas do ponto de vista do coração. Evitamos a quem prejudicamos ou por quem fomos prejudicados, para que quem errou não veja no fundo dos olhos do outro um espelho retransmitindo a desilusão causada pelo verbo que o ser humano mais conjuga durante a vida: errar. É bem verdade que não podemos passar toda a vida fugindo de problemas criados ou dos desenganos da alma, inevitavelmente, por vontade própria ou contra ela, chegará um momento em que nos depararemos com o passado, e ele é impiedoso.

Corpus Christi é uma das festas móveis que lembram o sacrifício oferecido por Cristo na cruz do calvário, para que nossos erros fossem lançados no mar do esquecimento. Lembre-se sempre, independente de traços religiosos, que a reconciliação é uma chave que abre duas portas diferentes: perdoar e pedir perdão, essas são as duas atitudes mais nobres que existem.

Um erro cometido nunca poderá ser maior do que a falta que uma pessoa fará em nossa trajetória. Existem motivos infinitos que podem comprometer a saúde de uma relação e que nos indicam o caminho para que esqueçamos um coração, mas se houver um único motivo nessa relação que nos faça feliz, esse com certeza deve prevalecer. Que nesse dia relações sejam ressuscitadas. 

Nenhum comentário: