quarta-feira, 15 de maio de 2013

INDIGNADA


“Vocês acham que eu preciso fazer uma plástica no nariz?”. Foi com esse questionamento que o ator Frank Menezes começou seu monólogo. De acordo com o dicionário, “monólogo” é um espetáculo ou cena em que uma personagem teatral está sozinha e fala consigo mesma. Popularmente, esse termo é utilizado para referir-se a diálogos chatos e cansativos. Mas não existe nada de chato, muito menos cansativo, no monólogo de Frank.

Com roteiro de Cláudio Simões e Djaman Barbosa, além da direção do conhecido diretor teatral Fernando Guerreiro, a peça “O Indignado” é um monólogo que já foi assistido por mais de 160 mil espectadores. E muitos daqueles que já assistiram à peça, voltaram para assistir novamente, levando amigos e familiares.

Foto: Carla Franco
O motivo para tanto sucesso é, principalmente, um texto que gera identificação imediata no público. Afinal, quem é que não vive indignado com o trânsito, com os funcionários públicos, com a obsessão das pessoas pela juventude e beleza ou com o estado de conservação da cidade? Esses são apenas alguns dos temas abordados pela peça e que ganham um aspecto especial graças à interpretação indignada de Frank Menezes. “Motivo para você se indignar não falta, né?”, comentou Frank, em uma visita feita ao seu camarim.

Foto: Carla Franco
O talento de Frank é motivo de orgulho para toda a Bahia. Comemorando 30 anos de carreira, os últimos trabalhos do ator na TV foram na novela “Gabriela”, como o padre Cecílio, e na microssérie “O Canto da Sereia”, como Juarez. Ele também já atuou em peças de sucesso como “A Bofetada” e “Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia”, na qual ele trabalhou junto com o diretor Fernando Guerreiro. “A gente tem um humor muito parecido. Então, como a gente queria uma linha mestra para poder improvisar em cima, foi muito fácil”, disse Frank, referindo-se ao trabalho realizado em “O Indignado”. E apesar de algumas interrupções por causa do seu trabalho na TV, ele está em cartaz com “O Indignado” desde 2008.

Essa é a última temporada da peça, que fica em cartaz, até 21 de julho, no Teatro Acbeu, Corredor da Vitória, sempre aos sábados e domingos, às 20h. Os ingressos custam entre R$40 (inteira) e R$20 (meia), e podem ser adquiridos no local.

O que me deixa indignada é que mesmo com um preço tão razoável, um texto e direção tão bons e uma interpretação espetacular, muitas pessoas ainda vão perder a última temporada dessa peça. Algumas ainda reclamarão, indignadas, dizendo que Salvador é uma cidade muito fraca no aspecto cultural e que nunca tem nada de interessante para fazer na cidade. Esse é um discurso chato e cansativo, muito diferente do monólogo indignado de Frank Menezes, que deixa o maxilar dolorido de tanto rir.

Nenhum comentário: