segunda-feira, 10 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: CURTA DE OLHOS ABERTOS!


Nesse sábado começa um dos grandes eventos que nosso país sediará nos próximos anos. Em seis cidades, após bilhões gastos, jogarão seleções representando seis continentes, a atual campeã do mundo, Espanha, e o Brasil como país sede. E por falar na seleção, como ela se sairá? Conversemos sobre o evento e o time de Felipão!

Há algum tempo tornou-se sendo uma constante criticar a realização das Copas do Mundo e das Confederações, além dos Jogos Olímpicos, aqui no Brasil, sem olhar para alguns aspectos. Concordo que diante de tantas coisas que o país carece, como saúde, segurança e educação. de fato é um absurdo o que é gasto. Mas certa vez ouvi uma coisa que me chamou atenção, que concordo e compartilho com vocês:

Se não tivéssemos a Copa do Mundo, educação, saúde, segurança pública, continuariam esquecidas e sem investimento. Para políticos, donos de construtoras e companhia, construir um posto de saúde, por exemplo, não trás retorno. Já nos estádios, que os consórcios entre construtoras irão administrar durante anos, os lucros são enormes.

Sem esses eventos, certamente esse dinheiro seria direcionado a outras coisas que não são de interesse público. Com a Copa do Mundo pelo menos o planeta vai olhar pro Brasil, podendo gerar futuros benefícios, além de que será um atrativo para a população. Atrativo segregador é verdade, bem ou mal todo mundo vai curtir. 

Diante dos problemas do país, o ponto chave não é simplesmente culpar a copa, e sim fazer sua parte visando uma mudança de mentalidade da população. Isto sim é emergente, pois gerará cobranças e uma classe política de verdade. Tendo essa mudança de mentalidade popular, o Brasil verá grandes eventos como a Copa e também escolas, hospitais e segurança.

Enfim, o que quero dizer é que não vale a pena deixarmos de aproveitar, da maneira que pudermos, esse momento que não teremos de volta tão cedo. Não fechemos os olhos para os abusos e absurdos que esse evento impõe, mas já que terá de impor, uma vez que o Governo Lula assinou tudo que a Fifa pediu, não deixemos de nos indignar com os transtornos, mas vamos aproveitar os bons frutos que eles trouxerem! Vamos curtir, de olhos abertos!

A SELEÇÃO

O time do Brasil apresentou uma evolução clara, mas poderia estar bem melhor, na minha opinião. Me parece que as cabeças duras de Scolari e Parreira juntas começam a fazer estragos. Em 180 minutos de testes contra Inglaterra e França, vimos até o zagueiro David Luiz atuando improvisado como volante, mas o que todo mundo pediu e até gerou vaias no jogo do Maracanã ninguém viu. Foram zero minutos de Oscar e Lucas juntos no meio campo.

Lembram da olimpíada? Foi exatamente a mesma situação, e Dunga com sua teimosia eterna só entrava com um deles, dava certo porque as seleções eram fracas, até que na final contra o México ficamos com uma prata. Agora nem um mísero teste com os dois juntos. Formou-se um time que até evoluiu, mas se retranca em alguns momentos por ter um meio falho que não arma bem as jogadas. A diferença é que dessa vez o Brasil enfrenta o Japão que pode dificultar na estreia, o México que sempre foi uma pedra na chuteira, além da Itália que é sempre um clássico onde tudo pode acontecer.

Ainda restam quatro dias antes da estreia, dá tempo de testar nos treinos. Hulk vem se provando um fracasso total, merece banco. Neymar está apagado, mas é craque e confio que será decisivo na hora certa. Fred para mim vem sendo um boa surpresa, inclusive quando voltou para buscar a bola contra França, mandou muito bem. Na defesa ainda tenho minhas dúvidas com relação a Marcelo, acho ele meio esquentado, tenho medo de um novo Felipe Melo num momento em que controle emocional, por jogarmos em casa, deve ser redobrado. Júlio Cesar também não curto, mas goleiro é posição de confiança do treinador, se Felipão acredita, é ele. 

No desejo de muita sorte para a Seleção Brasileira, compartilho a seleção que acho que o Brasil deveria jogar, mas mantendo Júlio Cesar e Marcelo porque pelo visto eles são peças imutáveis de Scolari.





Nenhum comentário: